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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto Respeito Ambiental na Educação

Professores do Componente Curricular
Dorotea Milli
Erbea Maria Barcellos Vivaldo
José Lopes Junior
Juliana Santos Sabaini
Wanderson Pereira Neves Feliciano

Projeto de Pesquisa para o curso de Ensino Médio da E.E.E.F.M. “Rubens Rangel” foi apresentado ao Supervisor de Educação como requisito parcial para a complementação da aprendizagem dos educandos dos 3ºs anos do Ensino Médio para a conscientização da Preservação Ambiental integrada ao conhecimento científico do Conteúdo envolvendo Corrente Elétrica sob a orientação do Prof. Delço Ferreira de Souza.


Projeto de Pesquisa “O Respeito Ambiental na Educação ”

I – Desenho Teórico

1. Tema:

O Respeito ambiental na Educação do Município de Colatina.

2. Problema Científico:

Conscientização ambiental na escola para que possa ser realizada uma educação que promova conhecimentos, atitudes e concepções capazes de preservar o meio em que vivemos.
Imaginar um mundo sem energia? Difícil. Hoje, o homem é cada vez mais dependente de energia para fazer funcionar suas cidades, lares e fábricas. A questão preocupa os governos do mundo inteiro. No Brasil, a abundância de rios permite a produção farta de energia, que, apesar de ter impacto no meio ambiente, não polui nem contribui para o aquecimento global.
Levantamento de dados estatísticos do consumo de energia das grandes cidades e media e pequenas cidades.


3. Hipótese:
Realizar projetos na escola que desenvolvam a educação e o respeito ambiental bem como a preservação do meio ambiente enfatizando temas como água, lixo e a conscientização ambiental do ser humano.

4. Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de mudança de postura frente à questão ambiental, na tentativa de construir uma mentalidade uma mentalidade pautada na conscientização em relação aos problemas sócio-ambientais enfrentados pelo ser humano.

5. Tarefas de Pesquisa:
• Levantamento dos fundamentos teóricos sobre “O Respeito ambiental na Educação ”
• Preparação de um Relatório sobre o tema e a viagem de Estudos à Usina Hidrelétrica de Mascarenhas-MG (informe final).

II – Desenho Metodológico

Frente a um enfoque dialético faremos uso dos seguintes métodos e técnicas:
• Análise e síntese: Resumo trabalhado em pesquisa através de leitura textual e interpretativa.
• Questionários: Observação das condições ambientais do ambiente escolar.
• Execução do Trabalho de acordo com ABNT.

Atividades
Planejamento (projeto de pesquisa).
Leituras, entrevistas, análise de dados.
Pesquisa de campo (Visitação /observação).
Levantamento de dados e informações.
Processamento (escrita).
Informação.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05/10/1998. Brasília: Senado Federal, 1998.

BRASIL. Decreto 4281 de 25/06/2002. Regulamenta a Lei 9.795, de 27 de abril de 1.999, que institui a política nacional de educação ambiental, e de outras providências. Brasília, 2002.

BRASIL. Lei nº. 9605 de 12/02/1998. Lei de Crimes Ambientais. Brasília, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

ESCOLA, Nova. A Revista de quem educa. Ano XXII. Nº. 202. Março 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública – A pedagogia crítica e social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994.

GONÇALVES, Carlos W. P. Educação Ambiental e o ensino básico, Anais do IV. Seminário Nacional sobre /universidade e Meio Ambiente. Florianópolis, 1990.

PIAGET, Jean &INHEILDER, B. Teoria de Piaget. Paul H. (org) Psicologia da Criança. São Paulo: EPU/Edupp, 1975.

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