Professores do Componente Curricular
Dorotea Milli
Erbea Maria Barcellos Vivaldo
José Lopes Junior
Juliana Santos Sabaini
Wanderson Pereira Neves Feliciano
Projeto de Pesquisa para o curso de Ensino Médio da E.E.E.F.M. “Rubens Rangel” foi apresentado ao Supervisor de Educação como requisito parcial para a complementação da aprendizagem dos educandos dos 3ºs anos do Ensino Médio para a conscientização da Preservação Ambiental integrada ao conhecimento científico do Conteúdo envolvendo Corrente Elétrica sob a orientação do Prof. Delço Ferreira de Souza.
Projeto de Pesquisa “O Respeito Ambiental na Educação ”
I – Desenho Teórico
1. Tema:
O Respeito ambiental na Educação do Município de Colatina.
2. Problema Científico:
Conscientização ambiental na escola para que possa ser realizada uma educação que promova conhecimentos, atitudes e concepções capazes de preservar o meio em que vivemos.
Imaginar um mundo sem energia? Difícil. Hoje, o homem é cada vez mais dependente de energia para fazer funcionar suas cidades, lares e fábricas. A questão preocupa os governos do mundo inteiro. No Brasil, a abundância de rios permite a produção farta de energia, que, apesar de ter impacto no meio ambiente, não polui nem contribui para o aquecimento global.
Levantamento de dados estatísticos do consumo de energia das grandes cidades e media e pequenas cidades.
3. Hipótese:
Realizar projetos na escola que desenvolvam a educação e o respeito ambiental bem como a preservação do meio ambiente enfatizando temas como água, lixo e a conscientização ambiental do ser humano.
4. Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de mudança de postura frente à questão ambiental, na tentativa de construir uma mentalidade uma mentalidade pautada na conscientização em relação aos problemas sócio-ambientais enfrentados pelo ser humano.
5. Tarefas de Pesquisa:
• Levantamento dos fundamentos teóricos sobre “O Respeito ambiental na Educação ”
• Preparação de um Relatório sobre o tema e a viagem de Estudos à Usina Hidrelétrica de Mascarenhas-MG (informe final).
II – Desenho Metodológico
Frente a um enfoque dialético faremos uso dos seguintes métodos e técnicas:
• Análise e síntese: Resumo trabalhado em pesquisa através de leitura textual e interpretativa.
• Questionários: Observação das condições ambientais do ambiente escolar.
• Execução do Trabalho de acordo com ABNT.
Atividades
Planejamento (projeto de pesquisa).
Leituras, entrevistas, análise de dados.
Pesquisa de campo (Visitação /observação).
Levantamento de dados e informações.
Processamento (escrita).
Informação.
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05/10/1998. Brasília: Senado Federal, 1998.
BRASIL. Decreto 4281 de 25/06/2002. Regulamenta a Lei 9.795, de 27 de abril de 1.999, que institui a política nacional de educação ambiental, e de outras providências. Brasília, 2002.
BRASIL. Lei nº. 9605 de 12/02/1998. Lei de Crimes Ambientais. Brasília, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
ESCOLA, Nova. A Revista de quem educa. Ano XXII. Nº. 202. Março 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública – A pedagogia crítica e social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994.
GONÇALVES, Carlos W. P. Educação Ambiental e o ensino básico, Anais do IV. Seminário Nacional sobre /universidade e Meio Ambiente. Florianópolis, 1990.
PIAGET, Jean &INHEILDER, B. Teoria de Piaget. Paul H. (org) Psicologia da Criança. São Paulo: EPU/Edupp, 1975.
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