Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tabagismo no recinto escolar


Tabagismo no recinto escolar

PROJETO INTERDICISPLINAR


3- Àreas de conhecimento: Geografia, Língua portuguesa, História,Matemática, Ciências e Química.
4- Título do Projeto:Tabagismo no recinto escolar.
5- Objetivos:
5.1- Objetivo geral: Reconhecer as propriedades tóxicas do cigarro e as principais doenças causadas pelo tabagismo.
5.2- Objetivo especifico: Comparar dados estatísticos da OMS referente ao uso do cigarro entre homens e mulheres e as respectivas doenças causadas pelo uso de cigarro;
Fazer análise das propriedades químicas das substâncias presentes nos cigarros e seus malefícios;
Reconhecer as principais medidas tomadas pelo Governo Federal, no que diz respeito a preservação do tabagismo.
6- Característica do projeto: Este projeto é interdisciplinar,onde visa envolver as disciplinas citadas acima e outros participantes que queiram se envolver , para compreender a dimensão do tabagismo no recinto escolar.
7- Descrição Geral
7.1- Problematização
De que forma a escola pode prevenir a prática do tabagismo aos estudantes.
7.2- Justificativa.
Este projeto visa mostrar o crescimento cada vez maior de crianças e jovens adolescentes envolvidos com o cigarro em todo âmbito social, inclusive no recinto escolar.
O crescimento industrial e populacional influenciam direta ou indiretamente no que diz respeito a questões relacionadas aos hábitos, atitudes e comportamento proporcionando na população inclusive de adolescentes altos índices de adeptos ao cigarro.
Segundo a OMS o uso do cigarro atingiu 4,9 mil mortes no ano, o que equivale a 10 mil mortes por dia, caso isso prolongue é possível passar para 10 milhões que poderão assim serem distribuídos:
90% de câncer de pulmão(10% é fumante e 1/3 é passivo);
85% sofre de efisema pulmonar; 40% sofre de bronquite crônica;
45% de doença coronária (faixa dos 60 anos); e outros 45% morrem de infarto agudo (65 anos); e 30% sofre com outros tipos de câncer como de boca, laringe, faringe, esôfago e etc...
Mesmo com todo este índice a população brasileira, em especial os jovens estão aderindo a prática do uso do cigarro com o intuito de mostrar a sociedade que eles sabem o mal que o cigarro faz e que mesmo assim tem de mostrar a sua capacidade de se expressar perante a turma que convive.
O cigarro alem de causar as doenças mencionadas acima ainda causa a impotência sexual nos homens e complicações na gravidez, aneurisma arteriais, úlceras entre outras doenças.
O cigarro contém inúmeras substancias químicas prejudiciais a saúde como: tabaco,nicotina, benzopireno solventes, agrotóxicos metais pesados entre outros.
A OMS diz que 1,3 milhões de pessoas que fazem uso do cigarro em média 47% é do sexo masculino incluindo jovens e adultos e 12% é do sexo feminino e em países subdesenvolvido tríplica no que diz respeito a mulheres.
A população tem uma estimativa de 18% de fumantes, sendo que 27% diz respeito aos homens e 16% a mulheres.
Tabagismo é considerado doença e esta inserido no Código Internacional de Doenças.
8- Metodologia ou Tecnologia utilizadas;
Laboratório de informática, Data Show, pesquisa em livros,revistas ,slides entre outros materiais didáticos.
9- Comentários.
É necessário que a escola realizem um projeto de prevenção ao tabagismo, para que os jovens educandos se conscientizem do malefício que o mesmo proporciona a sua saúde e as pessoas ao seu redor, perante a todo conhecimento prévio que o professor tenham, ainda assim, é preciso que todos da escola assumam esse compromisso de ajudar os nossos jovens contra esse hábito de fumar.
10- Referências.
Internet,
Livro didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos mestrandos em Educação da Univercidad del Salvador, Buenos Aires - Argentina - E principalmente "educadores se educando" sempre buscando ampliar conehcimentos.

Seguidores